quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Feitos e Obras

Lutou contra a decadência dos costumes, reorganizou a administração e as forças armadas.
Criou organismos governamentais (conselho do príncipe), dividiu Roma em 14 regiões, para facilitar o censo e a cobrança de impostos, reorganizou a administração das províncias, dividindo-as em províncias senatoriais e províncias imperiais.
Ergueu as primeiras termas, o Panteão de Roma e outros templos. O seu amor pela arquitectura foi revelado por seu orgulho em "ter encontrado Roma ladrilhada e a ter deixado coberta de mármore". Elevaram-se templos à deusa Roma e a Augusto em todo o Império.
No âmbito económico, fomentou o desenvolvimento da agricultura na Itália e reparou as finanças do Estado.






Octávio César Augusto

Primeiro imperador romano. O seu nome completo é Caio Júlio César Octaviano Augusto. É sobrinho e herdeiro de Júlio César. Após o assassinato deste apresenta-se em Roma disposto a cumprir o testamento de César. Designado cônsul, forma o segundo triunvirato (43 a. C.) com Marco António e Lépido. Luta contra Bruto e Cássio, e vence-os em Filipos (42 a. C.). Guerreia também com Sexto Pompeu (36 a. C.), quando este se revolta na Hispânia. Vencida já a última resistência republicana, Octávio Augusto e António dividem o Império: Oriente para António e Ocidente para Augusto. Mas o antagonismo que existe entre ambos faz com que se declare novamente a guerra. A vitória naval de Octávio (31 a. C.) significa o regresso do Império Romano à unidade. Os seus últimos anos são infelizes. Após a anexação do Egipto e a anexação da Hispânia, a aniquilação das três legiões romanas de Quinto Varo na Germânia traça as fronteiras do Império no Reno. Os que estão na linha para lhe suceder morre em circunstâncias obscuras e acaba por nomear Tibério seu herdeiro, por quem não sente especial apreço.
Augusto, já dono do poder, introduz importantes reformas na constituição política de Roma e recebe o título de Augusto. Organiza a vida política de modo que o Senado compartilhe com o imperador o peso do poder. Restaura a religião e torna-se sumo-sacerdote romano. Sob o seu império florescem a paz e a prosperidade. As obras públicas, a reforma moral, a pacificação das fronteiras e os melhoramentos administrativos são algumas das suas iniciativas de êxito.


Octávio César Augusto

Imperador Romano